Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Como o Business Intelligence pode otimizar as estratégias de sua empresa?

Com a forte concorrência e exigência do mercado, empresas de diversos segmentos estão sendo obrigadas a investir em estratégias de otimização para garantir melhores resultados e um crescimento significativo no seu segmento de atuação. Uma das maneiras de realizar essa tarefa é apostando no Business Intelligence, ou simplesmente BI, uma técnica que vem ajudando diversas empresas a conhecerem seus dados, informações e processos internos de maneira mais clara e eficiente.

De acordo com a Gartner, empresa norte-americana de consultoria, o mercado de Business Intelligence movimentou mais de US$18 bilhões em 2017, o que representa um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a Gartner, a previsão é de que o BI atinja a marca de US$22,8 bilhões em 2020.

Afinal, o que é Business Intelligence?

Business Intelligence pode ser definido como um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas que permitem a coleta e análise de dados, visando obter informações valiosas para ajudar a empresa a tomar melhores decisões e otimizar o desempenho do negócio.

O BI auxilia a reorganização de processos empresariais, através dos dados e informações obtidos, permitindo melhorar uma determinada área ou atividade da empresa que não esteja apresentando uma boa performance, além de prever tendências futuras, ajudando a evitar erros em  um momento de tomada de decisão.

De forma resumida, o processo ocorre da seguinte maneira: os softwares e demais ferramentas tecnológicas acessam e coletam um conjunto de dados, para posterior análise e interpretação por parte de um analista de BI. Por fim, o processamento de dados e as informações obtidas nesse processo são apresentadas na forma de relatórios, gráficos, etc, para serem utilizadas na otimização dos processos internos da empresa.

Quais as vantagens do Business Intelligence?

Além de te ajudar a conhecer seu próprio negócio em profundidade e permitir a otimização de diversas atividades, o Business Intelligence é capaz de oferecer outros benefícios para sua empresa. Confira os principais!

Como o armazenamento em nuvem contribui para o Business Intelligence?

Para que todo esse processo ocorra da melhor maneira possível e você possa obter os melhores resultados com essa técnica, organizar os documentos de maneira prática e funcional é essencial para o sucesso do processo.

A melhor maneira de fazer isso é através do armazenamento em nuvem. Por meio desta prática, seus dados ficarão muito mais seguros, organizados e fáceis de serem acessados, permitindo que você realize a coleta e análise com muito mais agilidade e precisão.

Por isso, é necessário contar com uma infraestrutura de qualidade, que seja capaz de armazenar dados, registros, movimentações e demais informações com total credibilidade e praticidade para que o Business Intelligence realmente possa trazer resultados positivos para seu negócio.


Se realizado da maneira correta, o Business Intelligence pode proporcionar excelentes melhorias para diversas áreas de sua empresa. O importante é contar com ferramentas eficientes que irão garantir a qualidade de execução do processo e permitir que você obtenha insights relevantes para otimizar suas estratégias.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E não deixe de nos acompanhar no Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas novidades.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI