Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Qual a importância do bibliotecário para gestão da informação

O processo de gestão da informação é um trabalho em conjunto, que reúne não somente as soluções e tecnologias, mas também a dedicação de profissionais especializados na área, como o bibliotecário. Por isso, engana-se quem pensa que o profissional serve apenas para dedicar-se ao cuidado de livros em bibliotecas, o trabalho vai além disso, principalmente quando o tema é informação. 

O bibliotecário pode fazer a diferença em empresas, escritórios e centros de documentação, em especial para administrar recursos informacionais, gerir redes e sistema de informação. A profissão, que anteriormente tinha outro viés, com os avanços na área precisou adaptar-se para suprir toda demanda. 

Junto com as evoluções, o bibliotecário se tornou indispensável para uma gestão da informação de qualidade e segura. Portanto, o texto de hoje da Acervo é dedicado a explicar o diferencial do profissional para o processo. Confira abaixo alguns tópicos. 

Diferenciais do bibliotecário para gestão da informação

1. Auxilia no gerenciamento dos arquivos 

Para uma boa gestão da informação é necessário organização. Por isso que, analisar todos os documentos e armazená-los precisa também da colaboração do bibliotecário. Hoje, com a tecnologia, o processo não é apenas físico, mas, também digital, por isso o profissional precisa ter conhecimento de novas ferramentas para acompanhar o mercado e suprir a demanda. 

Uma das funções do bibliotecário é o gerenciamento dos arquivos. O processo trata-se do estudo detalhado sobre a empresa para qual prestará serviço, para saber quais as principais necessidades do local e como a gestão da informação vai colaborar para o aumento da produtividade e otimização da busca pelos documentos. 

Após estudo é possível que o profissional saiba qual tipo de solução ideal para a gestão da informação da empresa. 

2. Realiza o tratamento da informação 

Tratar a informação quer dizer organizar, padronizar e classificar os arquivos para uma melhor gestão. E esse é mais um papel desempenhado pelo bibliotecário. O profissional é responsável por produzir informações precisas do acervo físico, no caso da guarda de documentos, e digital, quando o documento passa pelo processo de digitalização. 

Todos os dados observados e coletados pelo bibliotecário são feitos de acordo com a demanda do cliente, que varia conforme o volume de informação e o tipo de empresa: pública ou privada. Para cada um dos setores há um tratamento específico para garantir uma boa gestão da informação. 

3. Colabora na tomada de decisão 

A tomada de decisão é uma dos principais passos dentro de uma empresa, afinal é a partir dela que importantes acordos e alinhamentos são feitos para a produtividade da organização. O bibliotecário é responsável também por essa etapa na gestão da informação. 

Com os arquivos e processos da empresa organizados é possível ter uma tomada de decisão mais precisa, pois o acesso e a pesquisa das informações se torna prático e dinâmico. 


A Acervo sendo uma empresa especialista em gestão da informação há 26 anos conta com a colaboração deste profissional para garantir um serviço de qualidade e com proteção para os arquivos da sua empresa. 



Quer saber mais informações sobre os serviços da Acervo? Entre em contato conosco e descubra como nossas soluções podem melhorar a produtividade da sua empresa.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI