fbpx

Blog

Certificado digital para MEI: o que é e quando usar?

22/01/2021

Muitos microempreendedores, ao iniciarem sua empresa, se questionam em relação à necessidade do certificado digital para MEI. O que a maioria não sabe é que fazer a escolha de ter o certificado irá trazer muitas facilidades para o seu negócio e que ele é bastante simples de se obter.

Saiba mais no texto sobre o que é o certificado digital para MEI, para que ele serve e quando o empreendedor deve obtê-lo!

 

O que é o certificado digital para MEI

O certificado digital para MEI é uma ferramenta criada para facilitar alguns processos envolvidos no funcionamento de uma microempresa. Existem dois tipos de certificados digitais — cada um com as suas especificidades, porém com o mesmo objetivo: garantir a segurança durante operações online. 

O certificado do tipo A1 é o mais simples de ser obtido, e vale por 1 ano, podendo ser revalidado. O certificado A3 varia entre 1 e 5 anos de validade e, ao contrário do tipo A1, que é facilmente armazenado, só pode ser armazenado em tokens ou cartões. A escolha fica por parte do empreendedor, baseando-se nas suas necessidades. 

O certificado funciona como uma espécie de assinatura digital, por isso, funciona com a tecnologia da criptografia, o que protege os usuários contra fraudes. Cada pessoa tem sua identificação única e ela é insubstituível.

 

Quando devo usar?

O certificado digital para MEI não é obrigatório, porém traz diversas vantagens para quem o adquire. Por exemplo, uma grande redução de custos, por ser um processo totalmente online, agiliza a emissão de notas fiscais, assinatura de documentos e transações digitais. Isso tudo economiza tempo e recursos, além de ser sustentável. 

Dependendo de onde seu micronegócio é instaurado, o município pode pedir o certificado como um dos documentos obrigatórios para abrir uma nova empresa.

No caso específico da emissão de nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e), que serve para
documentar as operações de prestação de serviços, o processo é feito manualmente. Como já citado anteriormente, tendo o certificado digital para MEI esse processo será mais fácil e rápido.

 

Demais vantagens e como obtê-lo

Além das vantagens já citadas no texto — segurança e economia de tempo e dinheiro —, a obtenção do certificado digital para MEI garante o cumprimento da legislação e maior autoridade da sua empresa.

Para os microempreendedores é essencial ser reconhecido na sua área o quanto antes possível, e para isso o certificado é um ótimo recurso. Como é de conhecimento geral, o mundo está cada vez mais interligado à necessidade do uso da internet. As grandes empresas já fazem o uso dessa ferramenta, o que é um bom motivo para que sua MEI também faça.

Para obter o certificado digital para MEI basta entrar em contato com uma Autoridade Certificadora que seja autorizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP -Brasil) e solicitar o certificado. Depois dessa etapa, acontecerá uma validação presencial seguindo da emissão e instalação do certificado.

 

Agora que você sabe o que é o certificado para MEI e a vantagem que o mundo digital pode oferecer, não deixe de acessar o site da Acervo para conhecer serviços como digitalização de documentos e a guarda de arquivos na nuvem!

Se tiver gostado do texto e quiser receber mais conteúdo, não deixe de seguir a Acervo no Facebook e no Instagram!