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5 principais tendências em BPO para 2019

05/02/2019

Vamos lá, rápida e sucintamente. Você pode querer ficar chateado conosco, mas o que diremos a partir de agora, além de ser verdade e tendência para os próximos anos, é para o bem da sua empresa.
 

Nem todos os processos - que acontecem no dia a dia das operações da sua organização - são funcionais, eficientes ou necessários. Há muita coisa a ser extinta, outras coisas ajustadas e, por fim, algumas coisas delegadas, terceirizadas.
 

Geralmente, procedimentos administrativos que não estão diretamente relacionados ao core business de uma empresa podem - naturalmente - ser delegados a empresas especialistas em BPO (Business Process Outsourcing). Dessa forma, a empresa despende menos energia em atividades que só tomam tempo - e canaliza todos os seus esforços às rotinas que implicam em resultados para o seu negócio.
 

Hoje, a inteligência artificial (IA) e a automação de processos são importantes aliadas no desenvolvimento de soluções que permitem agilidade e fluidez, tanto na tomada de decisão quanto na resolução de problemas de tarefas rotineiras.
 

Então, o primeiro passo é ficar tranquilo. Não pense que delegar parte da sua rotina à uma empresa terceira é alguma forma de omissão, pelo contrário, é uma maneira de otimizar processos e maximizar resultados.
 

A Acervo, como não poderia deixar de ser, apresenta para você, em primeira mão, as tendências em BPO que farão toda a diferença na estratégia da sua empresa neste ano de 2019.

 

1- Alinhamento estratégico
 

Qualquer gestor que pretenda manter a sua boa reputação, tradicionalmente, objetivará duas coisas básicas: reduzir custos e maximizar resultados.
 

Em algumas companhias, executivos são bonificados ao final de um determinado período em função dos resultados obtidos das suas ações. Seja reduzindo custos e despesas por meio da implementação de alguma ferramenta - ou mesmo - pela utilização de alguma estratégia orientada a normas e procedimentos.
 

Quando falamos em redução de custos e despesas, muitos desses profissionais terceirizam processos com o objetivo de atingir as metas de desempenho financeiro.
 

A terceirização de alguns processos na empresa deve ser realizada por parceiros com sólida experiência na prestação desse serviço - a fim de que responsabilidade e compromisso permaneçam no DNA do contratante. A esse processo damos o nome de aliança de estratégia corporativa.
 

Precisamos levar em consideração que não só o custo pelo BPO deve ser colocado em pauta, mas - sobretudo - quem prestará o serviço, uma vez que certos processos administrativos não mais estarão sob a tutela da sua empresa. É nesse hora que você precisa estabelecer relações de sinergia corporativa; estar próximo a empresas que apresentem propósito e essência similares a da sua companhia.
 

“Afinal, o seu cliente está preocupado única e exclusivamente com o serviço pelo qual pagou, e não com o que acontece internamente na sua empresa.”
 

2- Proteção de ativos
 

Um dos principais motivos pelos quais empresas contratam BPO é a previsibilidade de custos. Hoje em dia, organizações que mantém fluxos de caixa saudáveis e planejamento orçamentário adequado às suas rotinas financeiras - estão mais propensas a superar momentos de crise econômica e contratempos de mercado.
 

Mas… “nem tudo são flores”... Precisamos prestar muita atenção nisso!
 

Recentemente, ataques dirigidos à empresa de crédito americana Equifax Breach - que afetou 127 milhões de pessoas - e a violação de 87 milhões de registros dos usuários do Facebook, realizada pela própria corporação, causaram grande alvoroço no mercado, gerando descrença na preservação e segurança de documentos e arquivos hospedados em data centers espalhados ao redor do mundo.
 

Obviamente, o processo gerencial passa por reengenharias, implementações, ajustes e alterações dos mais diversos tipos e níveis. E isso tudo, sem sombra de dúvidas, impacta em resultados… incremento financeiro.
 

ATENÇÃO, ATENÇÃO!
 

Sem a garantia de segurança, total e irrestrita, das suas informações, dados, documentos e arquivos - nenhum BPO do “planeta Terra” será capaz de resgatar imagem e reputação em casos de violação, por hackers ou falhas no sistema.
 

A Acervo, ao longo dos anos, demonstrou talento, expertise e know how para manter os registros corporativos de seus clientes seguros em um ambiente altamente hostil e suscetível a ataques cibernéticos de todas as magnitudes.

 

3- Melhor experiência do cliente
 

Desmistificando algumas coisas rapidamente. O cliente sempre é: a “ponta do processo”, para quem vendemos e a nossa razão de existir. Por isso, precisamos ampliar o conceito de cliente que, na acepção da palavra, contempla consumidores e colaboradores (cliente interno). Então, nada mais justo que, ao falarmos de experiência do cliente, inserirmos o cliente interno como integrante do processo de BPO.
 

Dessa forma, todos os clientes são a “alma” do negócio. É por isso que as melhores empresas trabalham dia e noite para aperfeiçoar processos, oferecendo as melhores experiências de consumo. A ideia aqui, fora a captação de novos consumidores, é fidelizar os já existentes e promover uma sustentabilidade financeira no longo prazo.
 

Especialistas em marketing sugerem a elaboração de um questionário criterioso, detalhado e completo com perguntas-chave a ser respondido pelo contratante do BPO, de modo que empresa prestadora do serviço tenha a exata compreensão das necessidades do seu cliente.
 

A definição da persona, nesse caso, torna-se preponderante ao melhor alinhamento dos serviços prestados com os objetivos organizacionais da empresa contratante, permitindo o aprimoramento contínuo da experiência do cliente.

 

4- Investimento contínuo em tecnologia
 

Nesse momento, com a ebulição tecnológica que nos assola e a disrupção de métodos e estratégias corporativas, precisamos atuar com calma e serenidade, de maneira - até - conservadora. Visto que em períodos muito curtos de tempo, tecnologias se tornam ultrapassadas e obsoletas.
 

Não temos que nos desesperar, apenas acompanhar o mercado e suas tendências, sempre com o intuito de buscar soluções que resultem em bons resultados para a nossa empresa.
 

São os casos de inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). Em um primeiro momento, essas tecnologias aplicadas a estratégias de BPO podem gerar certo impacto no plano de contas da empresa, mas, aos poucos, devido às diversas melhorias do processo nos workflows da empresa, os custos se diluem ao longo dos resultados financeiros realizados.

 

5- Insistir no BPO
 

Uma coisa interessante de afirmar é que empresas adeptas do BPO optam pela manutenção do contrato, uma vez que toda a implementação foi desenvolvida passo a passo em parceria com o detentor da tecnologia.
 

A dica da Acervo é: o fortalecimento estratégico da parceria é fundamental para a melhoria constante de todos os processos redistribuídos [lembrando que duas empresas trabalharão em constante sinergia], o que aumenta a produtividade, controla os custos e aprimora as tecnologias envolvidas.
 

Fazendo a escolha certa, empresas como a Acervo serão as suas grandes parceiras de negócios. A Acervo avalia o desempenho atual da sua empresa e orienta como atingir melhores resultados, oferecendo estratégias de comunicação eficazes.
 

As soluções da Acervo em Business Process Outsourcing podem ajudá-lo a fortalecer a marca da sua companhia e promover uma verdadeira revolução gerencial.

 

 

A Acervo sabe o que o tema abordado é desconhecido por muitas empresas, mas quando a sua tecnologia é empregada com o objetivo de gerar resultados concretos e sustentáveis, percebemos que - em muito pouco tempo - um grande número de empresas adotará o BPO.



 

Ficou curioso e tem dúvidas? Está morrendo de vontade de melhorar os processos da sua empresa e alavancar mais receitas? Entre já em contato com o nosso departamento comercial e conheça as nossas soluções em BPO que temos para você.