Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Você sabe quais são as principais diferenças entre GED e ECM?

Com a enorme quantidade de documentos gerados e o avanço tecnológico, empresas de diversos setores estão apostando em ferramentas digitais para realizar uma boa gestão documental e assegurar competitividade frente ao mercado. O GED e o ECM, por exemplo, são práticas que vêm crescendo no cenário empresarial devido às grandes vantagens e facilidades que proporcionam.

O GED e o ECM são grandes aliados da gestão documental e, apesar de serem práticas semelhantes, possuem algumas diferenças essenciais. Para esclarecer essa questão, a Acervo separou as principais diferenças entre GED e ECM. Confira!

GED

Gerenciamento Eletrônico de Documentos, ou simplesmente GED, pode ser definido como um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem o gerenciamento de documentos de maneira digital. A tecnologia empregada no GED permite o controle, armazenamento e acesso de documentos de diversos tipos de maneira rápida, fácil e segura.

ECM

Enterprise Content Management ou Gestão de Conteúdos Empresariais, em tradução para o português, é um conjunto de serviços tecnológicos para realizar desde o acesso e recuperação de documentos digitais até a obtenção de dados através de arquivos e documentos presentes no meio digital. Em suma, o ECM é responsável por todo o conteúdo eletrônico de uma empresa.

Quais são as diferenças entre GED e ECM?

Como vimos, os dois termos são bastante parecidos e é comum que muita gente ainda pense que GED e ECM são a mesma coisa. Mas eles não são iguais: o ECM pode ser considerado como uma evolução do GED, apresentando algumas vantagens e funcionalidades a mais. Mas existem outros aspectos que os tornam diferentes entre si. Vamos conferir!

Apesar das diferenças, é importante entender que GED e ECM são práticas complementares e podem oferecer muito mais resultados quando estão atuando em conjunto. Fato é que a gestão documental e o conhecimento gerado para uma empresa através da interpretação de dados e informações internas são extremamente importantes para contribuir para o sucesso de uma organização.

A Acervo conta com o serviço de GED, visando otimizar os recursos e custos da gestão eletrônica dos processos documentais do seu negócio. Nossa equipe possui ampla capacidade técnica e operacional sobre as metodologias, logística e tecnologias aplicadas atualmente neste segmento de serviços.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI