Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

O que é transformação digital? Por que isso é importante para sua empresa?

Quando o lemos pela primeira vez, o termo “transformação digital” pode soar bem amplo. E a verdade é que, em uma análise preliminar, ele realmente é.

Afinal, acontecimentos de muito tempo atrás, como a Revolução Industrial e até mesmo a invenção da roda, foram mudanças tecnológicas que mudaram para sempre o curso da humanidade — da mesma forma que as inovações que fazem parte do que chamamos de transformação digital.

Por outro lado, uma contextualização mostra que a transformação digital é, na verdade, algo mais específico e direcionado especialmente para empresas. E é exatamente sobre isso que nós falamos neste texto.

Na sequência, você poderá ver o que é transformação digital, quais são suas principais manifestações na atualidade e, por fim, por que ele é importante para empresas — incluindo a sua. Continue a leitura e entenda!

O que é transformação digital?

Na contextualização que citamos, a transformação digital é o uso de soluções tecnológicas baseadas no mundo digital para solucionar problemas convencionais dentro das empresas. Com essas ações digitais, é possível resolver problemas que todas as empresas enfrentam, como agilidade baixa, eficiência no desempenho abaixo da média e produtividade reduzida.

Sempre que vemos o uso de algum termo que diz respeito a soluções digitais, temos a tendência de acreditar que ele trata de um futuro distante. Contudo, não é bem assim que funciona.

Lembre-se que, atualmente, inovações tecnológicas consideradas inimagináveis poucos anos atrás já estão entre nós. Muitas delas, inclusive, mudaram completamente a relação dos clientes com as empresas. Portanto, para se manter de acordo com as exigências do mercado, é essencial adotar este tipo de medida.

Quais são suas principais manifestações?

Até pouco tempo atrás, estar nas redes sociais e oferecer um atendimento diferenciado por meio delas poderia ser considerado uma ação importante de transformação digital. Hoje, no entanto, isso já passou a ser obrigatório. Se você ainda não aposta neste tipo de ação, saiba que sua empresa está atrasada.

Atualmente, uma manifestação da transformação digital que deve ser citada é a Internet das Coisas (IoT). Ela se baseia na integração de dispositivos do cotidiano através da internet. Por meio dela, você pode controlar o funcionamento de máquinas da empresa por meio do celular ou computador, poupando tempo e aumentando a produtividade.

Há ainda o Big Data, conjunto de técnicas usadas para a análise de um grande volume de dados armazenados pela empresa. A interpretação dessas informações permite a tomada de decisões mais assertivas, além, é claro, de mais rápidas.

Por que ela é importante para empresas?

Em um mercado extremamente competitivo, é preciso se diferenciar do que é normalmente feito por outras empresas para se destacar e atrair mais clientes. E, tanto direta quanto indiretamente, este é o papel da transformação digital.

Isso porque, através dela, especialmente por meio das ações que citamos no tópico anterior, sua empresa será capaz de oferecer uma experiência melhor e mais personalizada — sendo capaz de entregar exatamente o que cada consumidor precisa no momento mais adequado.

E sabe que outra ação também pode ser considerada uma espécie de transformação digital? A digitalização de documentos! Ao digitalizar, todos os colaboradores autorizados podem ter acesso aos dados armazenados pela empresa sem precisar perder tempo, o que, assim como as outras ações, aumenta a produtividade!

Para saber mais, e entender como isso pode beneficiar sua empresa, é só entrar em contato com a Acervo!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI