Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Microfilmagem: a tecnologia da preservação

Microfilmagem: transferência de documentos em papel – ou outras formas de mídia – para o filme fotográfico. Pode parecer estranho falar em microfilmar documentos em plena Era Digital, contudo, a história é testemunha de que poucos meios de preservação documental são tão eficientes em sua proposta quanto o microfilme.

Não apenas por ser mais resistente que o papel comum a ação do tempo, mas por ser MUITO MAIS duradouro. Estima-se que um microfilme bem cuidado possa se manter em bom estado e servindo a seus fins por cerca de 500 anos. 

Isso mesmo, em uma analogia rápida, se Pero Vaz de Caminha – da armada de Pedro Alvares Cabral – tivesse escrito suas cartas sobre a chegada às terras americanas, em 1500, e microfilmado na mesma época, seria possível acessar esses documentos ainda hoje, com estado bastante próximo ao original.

Além disso, outros dois pontos centrais fazem do processo de microfilmagem uma ótima opção para sua empresa:

Por que escolher a microfilmagem?

Legitimidade

Os microfilmes têm suporte legal e por isso possuem o mesmo valor do documento original, ao contrário das outras formas de reprodução de arquivos. Assim, é possível eliminar os papéis de seu arquivo, ficando apenas com os documentos em microfilme.

Economia de espaço

Outro ponto vantajoso é a economia de espaço gerada. Caixas e caixas com documentos em papel podem ser resumidas em alguns poucos centímetros de espaço ocupado por microfilme. Liberando áreas para sua empresa aproveitar com atividades que gerem retorno financeiro.


Se interessou e quer saber mais sobre a microfilmagem? Visite o site da Acervo e fique à vontade para fazer contato. Nós temos esta e outras soluções para otimizar a relação da sua empresa com os arquivos.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI