Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Como funciona a assinatura digital de documentos?

Com a grande quantidade de documentos disponibilizados no meio digital, surgiu a necessidade de criar uma assinatura neste meio para garantir a segurança dos documentos e legalidade dos mesmo. A assinatura digital, como é chamada, é uma ferramenta que possibilita que você assine seus documentos que estão disponibilizados digitalmente, dispensando o uso de caneta e papel.

A assinatura digital já é comum em muitas empresas que lidam com uma grande quantidade de documentos, como empresas do ramo jurídico, financeiro e contábil, por exemplo, sendo totalmente segura e com respaldo legal do governo e da Justiça.

Como funciona a assinatura digital?

Para realizar a assinatura digital, a assinatura convencional é trocada por uma chave eletrônica privada e por um certificado digital, que assegura a veracidade de que a chave pertence a determinada pessoa. Para obter a chave e o certificado, é necessário realizar uma requisição a uma Autoridade Certificadora, autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. 

Em posse do certificado e da chave privada, é preciso acessar o Portal QualiSign, selecionar o documento a ser assinado, conectar seu certificado digital e clicar em assinar. Pronto, sua assinatura digital foi concluída! Rápido e prático, não é mesmo?

A assinatura digital é totalmente segura?

Sim. Desde o momento da criação do certificado até a assinatura e envio do documento, tudo é protegido por altos níveis de segurança, impossibilitando qualquer tipo de fraude. O documento e a assinatura são criptografados, garantindo a autenticidade da ação e a sua segurança.

Quais os benefícios da assinatura digital?

Quando falamos em assinatura digital, podemos citar vários benefícios que podem ser obtidos com a utilização dessa prática. Confira os principais!

Redução de custos

Por meio da assinatura digital, é possível eliminar gastos com papéis, impressoras, cartuchos e qualquer outro tipo de material que é necessário para a realização da assinatura convencional de documentos. Também reduz-se custos com materiais de armazenamento de documentos, como pastas e estantes, além de diminuir o gasto de energia com impressões. 

Segurança da informação

Falsificar uma assinatura convencional é bem mais fácil do que alterar uma assinatura digital. Isso porque somente a pessoa que possui a chave privada consegue realizar a assinatura no meio digital, com total segurança, evitando, assim, correr o risco de outra pessoa se passar por ela. 

Aumento da produtividade

A assinatura digital garante economia de tempo, uma vez que permite que o procedimento da assinatura seja muito mais rápido, por não ter dificuldade de localizar o documento em questão, não ser necessário imprimi-lo e se dirigir a um cartório para assegurar a veracidade da assinatura, por exemplo. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade!


Como vimos, a assinatura digital é prática, segura e traz benefícios para você e seu negócio. Mas, lembre-se que para realizar o procedimento, é necessário que os documentos em questão estejam digitalizados e armazenados no meio digital. 

E aí, gostou das nossas dicas? Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook e LinkedIn para ficar por dentro das novidades da Acervo.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI