Blog

Saiba como diminuir o uso do papel no seu escritório

09/08/2017

Você gostaria de reduzir os custos da sua empresa e ainda ajudar o meio ambiente? A solução pode estar bem na sua frente e você ainda nem percebeu. Selecionamos algumas dicas de como diminuir o uso do papel na rotina empresarial e quais os benefícios que essa atitude vai trazer. 

O primeiro passo é a Conscientização! Quando estamos acostumados a uma rotina, é necessário, aos poucos, criar e aplicar a nova mudança na cultura organizacional. É isso que precisa ser feito no seu escritório - todas as pessoas envolvidas devem tentar entender o porque e como isso vai mudar seus processos de trabalho. Antes de realizar qualquer impressão: pense, pense mais uma vez se não tem outra alternativa mais prática e viável que não seja a impressão.   

O segundo passo é Conhecer as ferramentas e alternativas disponíveis. Não é porque você vai diminuir o uso do papel no escritório, que algumas práticas e processos serão afetados - muito pelo contrário. Você precisa conhecer todas as ferramentas e alternativas que podem substituir o papel e agilizar os processos diários.  Como por exemplo, o uso do armazenamento em nuvem, a digitalização de documentos e muitas outras opções que a tecnologia disponibiliza.

Evitando o desperdício de papel, você e sua empresa estão agindo em prol da economia dos recursos naturais, ganhando espaço físico e reduzindo os custos - menos armários para guarda física de arquivos e mais circulação digital de informações. 

Já existe uma nova cultura organizacional conhecida como "Paperless" que preza a substituição integral ou parcial do uso do papel nas empresas. Esse é um trabalho que pode ser implementado aos poucos e os benefícios dessa prática, são muitos, como por exemplo, a redução de custos, o acesso rápido e fácil a informação, mais espaço físico, maior segurança dos arquivos no meio digital. Menos papel na empresa = menos desperdício.