Blog

Conheça as diferenças entre Scanner e Multifuncional

28/08/2017

A tecnologia trouxe muitos avanços que beneficiam e auxiliam nossas tarefas diárias.
O scanner, por exemplo, é um dispositivo voltado para a digitalização de documentos. Hoje, é essencial em qualquer empresa e até mesmo em ambientes domésticos.
Já o multifuncional, como muitos conhecem, digitaliza documentos mas também realiza a impressão de outros arquivos pelo computador.

Tanto o scanner como o multifuncional são amplamente utilizados em ambientes corporativos, como também para tarefas domésticas.
Mas, os dois dispositivos, por mais que pareçam similares, possuem algumas diferenças entre si.

Conheça a seguir as diferenças entre scanner e multifuncional.

Diferentes métodos

Ambos dispositivos realizam impressão de arquivos, porém a grande diferença está no método. O scanner pega uma cópia impressa, que pode ser foto, imagem ou documento e digitaliza em arquivo no computador ou notebook. Já o multifuncional imprime um documento, foto ou imagem a partir de um arquivo digital.

Funcionalidades

Se o seu objetivo principal é apenas digitalizar e copiar documentos, o scanner é a melhor opção para você. Contudo, uma das grandes diferenças entre os dispositivos está no fato que o multifuncional permite realizar várias funções com um melhor custo benefício.
Em todos os casos, fica a seu critério qual opção escolher.

Portabilidade

Existem alguns modelos de scanner que possuem tamanho reduzido, como scanners de mesa e os portáteis. Esses modelos são facilmente transportados para serem utilizados em qualquer lugar. Já o multifuncional não permite tanta portabilidade, afinal são dispositivos grandes e pesados para serem transportados.

Resolução das imagens

O scanner, por ser um dispositivo dedicado exclusivamente para digitalizar arquivos, oferece uma qualidade superior de digitalização, ideal para arquivos maiores. Já os multifuncionais, por oferecerem diversas funcionalidades, podem não atender à demanda de arquivos maiores, digitalizando arquivos com menor resolução.

Gostou do artigo? Acesse nosso blog e confira mais conteúdo!