Microfilmagem

microfilmagem

Por definição, a microfilmagem é a captação da imagem de documentos físicos para melhor gestão de arquivos e documentos, tendo como objetivo o aumento da vida útil e a facilidade na gestão das informações de uma empresa.

Outra vantagem deste serviço é a economia de espaço físico em sua empresa, efetuando uma melhor organização de arquivos, eliminando papéis e liberando sua estrutura para finalidades mais rentáveis aos objetivos principais de seu negócio.

Para traçar um comparativo claro, metros e metros de uma estante com arquivos em papel podem se resumir a alguns centímetros dedicados à guarda dos microfilmes, que tem uma vida útil de aproximadamente 150 anos.

Durabilidade essa atestada pela história, já que o processo não é novo. Os primeiros registros da técnica datam do século 19, subsidiando estratégias de guerra, mas seu uso de modo comercial teve início na década de 1920, com inovações trazidas pela Kodak, e se perpetua como um serviço altamente relevante para empresas de todos os portes.

Vantagens da Microfilmagem

Com a microfilmagem um mesmo lote de informações, que registrado em papel ocupa muitos metros de estante, pode ser acomodado em alguns centímetros de filme. E tem outra vantagem: os documentos microfilmados podem ser duplicados. Isso possibilita a criação de “arquivos de segurança”, de modo que o desastre num arquivo não implica a perda da informação.

Reduzir e racionalizar: a microfilmagem é um grande investimento para uma empresa, permitindo um melhor aproveitamento do espaço, reduzindo as áreas de arquivamento de maneira significativa, organizando e liberando espaços físicos.

Em tópicos, as grandes vantagens de microfilmar seus documentos são:

- Reprodução de papéis em microfilmes de alta qualidade, prontos para visualização e reimpressão.

- Mais segurança contra a ação do tempo e eventuais perdas.

- Minimiza o risco de falsificações.

- Não sofre com a constante renovação de tecnologias (como o arquivo não ser lido por um sistema de computador por estar obsoleto), por ter registro em formato analógico.

- Facilidade na gestão das informações.

- Economia de espaço físico.

Microfilmagem na Acervo

Através de captação fotográfica, a Acervo executa o serviço de microfilmagem com a finalidade de armazenar, gerenciar, preservar documentos, possibilitar pesquisas e impressões. Para este serviço, possuímos autorização do Ministério da Justiça, proporcionando segurança máxima às informações e aos nossos clientes como também seguindo os critérios legais de acordo com regulamenta da Lei n° 5.433 de 8 de maio de 1968

 


 

Venha para a Acervo!

Ou seja, para evitar dores de cabeça no futuro, microfilmar seu arquivo é uma ótima opção. Para isso, pode contar com a Acervo, uma especialista quando o assunto é Guarda de Documentos há 22 anos. Entre em Contato!
 

Veja também:

Microfilmagem de documentos: a solução para reduzir e racionalizar documentos

Guarda de documentos é tão importante quanto pagar impostos